As semelhanças e diferenças entre os vistos L1 e H1B para os Estados Unidos

Por Attila de Andrade

Advogado

Há uma crescente busca de vistos L1 and H1B por conta do incremento das relações comerciais entre o Brasil e os EUA. Todavia, esses vistos têm se confundido na prática diária do processamento de vistos. A primeira semelhança entre os dois tipos de vistos consiste em que ambos se referem a um pedido de permanência temporária nos EUA.

Segundo, o solicitante ao visto não precisa comprovar laços com o país da empresa contratante do executivo ou empregado. Terceiro, ambos permitem o pedido de “premium process”. Mediante o pagamento de uma taxa ao Departamento de Imigração, a resposta ao visto pode ser concedida mais rapidamente.

As diferenças são as seguintes. O visto L1 é o que concerne ao pedido de uma empresa de um funcionário para uma subsidiária americana dessa empresa. Por exemplo, a empresa brasileira contrata um executivo para trabalhar na sua subsidiária americana. O funcionário em questão, deverá comprovar um vínculo empregatício anterior de no mínimo 1 (um) ano com a empresa brasileira. Por sua vez, a empresa brasileira deva comprovar que exista há algum tempo, mediante balanços e comprovante de rendimentos tributados no Brasil. Isto tudo para evitar qualquer tentativa fraudulenta a respeito da empresa brasileira contratante.

Já no caso do visto H1B não precisa ser uma empresa brasileira, a contratante. Pode ser uma empresa americana contratando um funcionário estrangeiro, por exemplo um cidadão brasileiro. Esse visto é mais complicado porque a empresa americana contratante do executivo ou funcionário estrangeiro deva fundamentar e comprovar que o tipo de “expertise” do funcionário estrangeiro contratado não exista nos EUA (o que obviamente é muito difícil). Ademais apenas um número determinado de vistos H1B é reservado ao ano para aprovação. Portanto o visto H1B é mais dificil de se obter do que o visto L1.

Há certas classes trabalhadoras onde há uma certa facilidade para concessão de vistos H1B. Geralmente são classes onde haja uma escassez de profissionais nos EUA. É o caso por exemplo, de enfermeiras qualificadas. Sabe-se que milhares de enfermeiras tem sido premiadas pela concessão de vistos H1B contratadas por hospitais americanos. Esse tipo de profissionais muda de ano a ano, dependendo das condições de trabalho prevalentes nos EUA.

Outra grande vantagem dos vistos L1 e H1B, dependendo das circunstâncias, caso a caso, ambos possam depois de algum tempo, conduzir o solicitante ao pleito do chamado “green card”, ou seja o visto de residência permanente. Esse atende particularmente às enfermeiras estrangeiras a quem tenha sido concedidos os vistos H1B.

Qualquer dúvida sobre vistos entrem em contato com o advogado brasileiro Atila Andrade pelo email ….. [email protected].

 

botao menor interno

 

 

 

Artigo publicado originalmente pelo jornal AcheiUSA.

Posted in Estudar nos EUA, Notícias, Trabalho, Uncategorized and tagged , , , , , , , , , , .

One Comment

  1. Bom, eu tenho uma dúvida a respeito de um caso:

    A pessoa veio para os EUA com o visto M-1 para estudar dança durante 06 meses em New York. A chegada nos EUA foi no final de Março/2015. O visto expira daqui a 1 mês e alguns dias, já que o curso acaba no dia 20/Set e tem-se mais 01 mês para deixar os EUA (confere esta informação?). Logo, está surgindo uma oportunidade de emprego no qual a empresa americana quem sabe possa fazer os trâmites para a troca de status do visto M-1 para o de trabalho, não sei se seria o H ou o L.

    A empresa é uma escola de dança de salão renomada, com várias unidades. As minhas dúvidas são:

    1)- A empresa levaria quanto tempo para conseguir aprovar a troca de status do visto desta pessoa? Mais de 1 mês?

    2)- A empresa teria que vincular, por meio de contrato, o empregado brasileiro por no mínimo 03 anos, confere essa informação?

    3)- A pessoa estando com o visto de estudante vocacional M-1 é elegível para a troca de status para o L ou para o H? Li em algum lugar do M-1 para o H não era elegível, confere esta informação?

    4)- A empresa fica responsável pelo empregado estrangeiro, tendo que se responsabilizar por suas contas caso ele não pague o aluguel por exemplo?

    Acredito que minhas dúvidas sejam essas. Eu ficarei MUITO GRATO caso você possa me responder. Me ajudaria muito!

Comments are closed.