Veja lista de países que oferecem bolsas de estudo para brasileiros

Estudar no exterior é um sonho de muitos brasileiros, mas para aqueles que sofrem com a alta a dólar a boa notícia é que vários países oferecem bolsas de estudos. A lista é grande, são pelos menos 22. As oportunidades estão em diversas áreas e níveis, desde a graduação até o doutorado.

Na maioria dos países que oferecem as bolsas, as aulas iniciam em agosto ou setembro e vão até junho do próximo ano. Para os interessados em pleitear uma bolsa no exterior, a dica é ficar atento aos prazos e às exigências, que são várias, mas tudo é possível e muito já conseguiram. Ter um bom nível de inglês também é essencial, mesmo para algumas localidades onde o idioma é outro.

Veja lista de países que oferecem bolsas integrais ou parciais e os links para informações:

1. Alemanha – A Alemanha oferece diversas bolsas de estudo para pós-graduação. O programa Development-Related Postgraduate Courses, conduzido pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), custeia de forma integral ou parcial cursos nas áreas de engenharia, economia, saúde pública, medicina veterinária, administração, planejamento urbano, entre outras. (www.daad.org.br)

2. Austráliawww.studyinaustralia.gov.au/brazil/australian-education/scholarships

3. Bélgicawww.vliruos.be/en/scholarships.

4. Brasilwww.capes.gov.br/; www.cienciasemfronteiras.gov.br; www.fapesp.br/bolsas;www.santanderuniversidades.com.br/bolsas; www.fundacaolemann.org.br/lemann-fellowship

5. Canadá – O programa de bolsas internacionais Scholarships for non-Canadians recebe brasileiros interessados em pós-graduação ou em desenvolver pesquisas no Canadá. Outra alternativa é o Emerging Leaders in America Program, que oferece a alunos e pesquisadores intercâmbio de curta duração para estudo ou pesquisa – graduação e pós-graduação. (www.scholarships-bourses.gc.ca)

6. Chinahttp://br.china-embassy.org/por/

7. Coreia do Sulwww.niied.go.kr/eng

8. Dinamarca – Os estudantes internacionais precisam apresentar exames de proficiência em inglês e terão intensivos para aprender dinamarquês se as aulas forem dadas no idioma. Acompanhe as ofertas de cursos pelo site. http://studyindenmark.dk/

9. Espanhahttp://gestion.fundacioncarolina.es

10. Estados Unidos – A Fullbright Brasil oferece bolsas de estudo para as Community Colleges nos EUA (cursos técnicos de nível superior) e para cursos de pós-graduação, para doutorados-sanduíche e doutorados em ciência, tecnologia, engenharia, além de roteiristas de produção cinematográfica, entre outros. Há ainda programas para professores e pesquisadores. Mais informações pelo website http://fulbright.org.br.

11. Finlândiawww.uva.fi/masteryourstudies/imco/about/

12. Françahttp://formation.sciences-po.fr/en/contenu/the-emile-boutmy-scholarship

13. Holandawww.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/orange-tulip-scholarship

14. Irlandawww.uversity.org

15. Itáliawww.esteri.it/mae/en/ministero/servizi/stranieri/opportunita/

16. Japãowww.br.emb-japan.go.jp/bolsas

17. Méxicowww.fundacionbeca.net/becas_instituciones.php

18. Noruega – Todas as universidades públicas da Noruega são gratuitas, e o estudante (mesmo estrangeiro) deve apenas pagar uma taxa semestral de 30 a 60 euros. Há várias opções de cursos em inglês no país: só de pós-graduação são mais de 200. Mais informações pelo site www.nokut.no/en.

19. Nova Zelândiawww.mfat.govt.nz

20. Reino Unido – www.chevening.org/brazil/

21. Suíçawww.sbfi.admin.ch

22. Taiwan – O governo de Taiwan oferece bolsas de estudo para estrangeiros em programas de graduação e de pós das universidades locais que participam do programa. Os estrangeiros devem comprovar proficiência em inglês e em chinês (a partir do nível básico). (http://english.moe.gov.tw).

Posted in Estudar nos EUA, Notícias, Uncategorized and tagged , , , , , , , , , .